quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Como conservar tempero verde (salsa, cebolinha...)

Aqui em casa somos apenas eu e minha mãe. Então, quando ela compra um maço daqueles temperos verdinhos, ela os conserva, pois do contrário, acabam estragando e indo fora.



Existem outras técnicas para conservar, como por exemplo, a técnica de congelar com azeite, em que depois você pega os cubos e utiliza. É um jeito, mas fica diferente. O tempero não fica com o frescor, textura e aromas originais.  O mais próximo possível do tempero fresco é o que minha mãe ensina a seguir.

1° modo

Lave bem os temperinhos, cebolinha, salsa, coentro... e deixe secar bem. Pegue um vidro com tampa à vácuo, de preferência, escalde-o e seque também. Guarde os temperos dentro do vidro. Dura 15, ou 20 dias dependendo do tempero.


2° modo

Higienize, deixe secar e pique os temperos. De preferência coloque um tipo em cada vidrinho com tampa à vácuo devidamente higienizado na geladeira por até 20 dias com algumas colheres de sopa de óleo ou azeite. De modo que quando for utilizar, pode fazer do mesmo modo que faria caso estivessem frescos. Fica com a mesma textura e sabor. Não tape de óleo, a ideia é apenas algumas colheradas para untar o tempero. Assim, na hora de usar, nem notará a presença de óleo. Pode salpicar a salsa na salada, no arroz branco, etc... ninguém perceberá a diferença. A cebolinha pode ser brevemente cozida como de costume, jogando na panela ao desligar, ou refogando junto aos demais ingredientes.

Experimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amodoro seu recadinho! 😍