Chocolate Achocolatado Cacau

Você sabe a diferença? Vamos falar daquele "chocolate" em pó que usamos em nossas receitas.

Chocolate em pó é aquele em que há cerca de 30% de cacau e adição de açúcar.

Achocolatado pode conter além de menos cacau, mais açúcar e ainda outros aditivos. Como por exemplo, um aditivo que faz o pó ficar solúvel.

Cacau em pó o cacau em pó é a base para fazer chocolates. Podemos comprar o cacau nos supermercados, com um preço maior, porém bem mais concentrado. Essa versão é considerada a mais saudável e pura. Não vem com adição de açúcar e também é conhecido como Chocolate Amargo.


E os chocolates? Você sabe qual é a diferença?

Chocolate amargo, geralmente leva mais Cacau e pouco leite no preparo, leva açúcar ou adoçante e pode ter variado percentual de pureza, 50%, 70%, 50%...

Chocolate ao leite, feito com 30 a 40% de Cacau, quantidade variada de açúcar e adição de leite condensado ou leite em pó.

Chocolate branco, não tem cacau e sim manteiga de cacau e mais açúcar do que os demais. Pode ter aromatizantes, flavorizantes etc. Considerado a versão menos saudável.

Couverture, tipo de chocolate com bastante manteiga de cacau, usado pelos confeiteiros. Fácil de moldar.

Chocolate diet, versão para dietas restritas de açúcar. Utiliza adoçante, massa e manteiga de cacau, baunilha e leite em pó. Considerado nobre, porém, altamente calórico.

Nobre: é o chocolate mais caro, considerado verdadeiro. Seu teor de manteiga de cacau é elevada. Tem brilho, derrete na boca. Enontrado em várias versões: blend, mistura de ao leite e meio amargo; amargo, ao leite, diet, branco.

Hidrogenado: amanteiga de Cacau é substituída por óleo hidrogenado. Em várias versões é vendido em pastilhas maiores para produção de derivados em larga escala. A qualidade final não é a mesma das lojas especializadas em chocolates e nem mesmo a qualidade nutricional. Vem em várias versões. Fácil de ser moldado.

Fracionado: feito com óleo de palma. É utilizado na produção de doces, banhos finos, bastante brilhante, conhecido também como cobertura. Tem mais sabor de leite do que chocolate, secagem rápida, cobertura mais fina, mais econômico e bonito na finalização. Pode ser usado para recheios onde há misturas, para banhar pães de mel... porém como não é saboroso e nem considerado chocolate nobre, não é recomendado para fazer trufas e bombons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amodoro seu recadinho! 😍